4 found
Order:
  1.  12
    As chagas que nos acompanham são as mesmas que nos curam?Luis Thiago Freire Dantas - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e12.
    Este texto interroga acerca do nosso modo de vida a partir da pandemia do Sars-Cov-2 com o intuito de refletir sobre como interagimos com os outros humanos e não-humanos. Para isso temos como referência Obaluayê, o Orixá da cura, em diálogo com alguns pensadores que problematizaram a vivência humana nesse atual período. Portanto é um texto propositivo com base na interrogação se as chagas que nos acompanham propiciam outras experiências no mundo?
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  8
    A filosofia nagô E a temporalidade da vertigem.Luis Thiago Freire Dantas - 2018 - Odeere 3 (6):120.
    O conceito de tempo é uma das formas primordiais para entender como a atividade filosófica acontece em diferentes culturas. Assim, este artigo analisa como a temporalidade é interpretada pela Fenomenologia e pela Filosofia Nagô por meio de uma dialogia através dos esquemas intencionais da consciência fenomenológica e do jogo de posições circuladas por Èṣú. A partir dessa circulação em Èṣù serão apresentadas as implicações filosóficas sobre a temporalidade que caracterizam a Filosofia Nagô. Palavras-chave: Èṣú; Filosofia Nagô; Fenomenologia; Temporalidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    Filosofias em diáspora: epistemologias de terreiro e transformações do eu.Luís Thiago Freire Dantas - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (spe):169-184.
    Resumo: Este artigo trata da diáspora africana como fonte epistemológica e, principalmente, de pensar suas implicações para a produção de filosofia africana, no Brasil. Para isso, o corpo será enfatizado como meio de comunicação com o mundo visível ou invisível, através do terreiro, estabelecendo uma relação entre a vivência e o pensamento filosófico. Em seguida, para fundamentar a diáspora, será interpretada a narrativa da orixá Oyá/Iansã, tendo como eixo o “corpo sem fronteiras” que medeia natureza e cultura. Por fim, propõe-se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  3
    Frantz Fanon e o narcisismo branco.Luís Thiago Freire Dantas - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    Este artigo procura pensar a filosofia com Frantz Fanon, isto é, apresentar as análises fanonianas como contributos para a atividade filosófica. Com isso o ponto inicial trata-se da advertência de Achille Mbembe para a ausência de “África” nas pesquisas atuais sobre Fanon. O artigo pretende mostrar que isso ocorre por duas vias: o Enfeitiçamento e o Reconhecimento. Elas são formas de manutenção do discurso que fundamenta um Narcisismo Branco, ou seja, uma filosofia que reproduz a imagem da filosofia europeia como (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark